top of page

Vai participar de videoconferências?


Participar de videoconferências virou rotina ultimamente, não é mesmo?

Para se sair bem nessas reuniões virtuais, lembre-se das boas maneiras - há etiqueta para realizar videoconferências profissionais e produtivas.


1. Silencie-se quando não estiver falando

Mesmo que você não esteja falando e acredite estar quieto, a maioria dos microfones pode captar pequenos ruídos de fundo, como tosse, espirro ou digitação. Esses sons podem facilmente distrair outros participantes da videoconferência e até causar aborrecimento.


2. Seja pontual

Isso deve ser padrão em qualquer reunião, no entanto, quando você está se conectando com uma videoconferência, é especialmente importante. Quando você chega tarde, fará ruído e causará distração e interrupções. Quando você é pontual em uma reunião virtual, facilita a configuração da tecnologia e será menos indolor para que a reunião possa começar na hora.


3. Use roupas adequadas ao trabalho

Embora possa ser tentador trabalhar com seu moletom favorito o dia todo, considere usar trajes profissionais em qualquer videoconferência que estiver participando. Você não precisa usar nada sofisticado, mas escolha algo que seja apropriado, como se fosse uma reunião presencial.


4. Enquadre a câmera corretamente

Todos nós já estivemos em vídeo chamadas, onde acabamos olhando pelas narinas das pessoas ou vendo o lado do rosto deles. Quando estiver ajustando a câmera, certifique-se de enquadrá-la de maneira natural e permitir que você olhe para a câmera. Sente-se ao nível dos olhos em relação à lente e tente se posicionar de modo que ela apareça no meio. Colocá-lo alto demais deixa os outros participantes olhando para você como um programa de TV ruim. Colocar a câmera muito baixa pode levar a ângulos pouco lisonjeiros e desajeitados.


5. Tenha a luz certa

As más condições de iluminação têm um efeito enorme na qualidade da imagem que você envia. Tente não misturar a iluminação natural e a iluminação artificial, a menos que as lâmpadas do local sejam brancas. Você também não quer que nenhum rosto seja iluminado por baixo, pois isso faz você parecer um vilão cartunista de um filme mudo. A iluminação pelas laterais fará com que os rostos tenham a melhor aparência; tente isso se for possível.


6. Olhe para a câmera

Um erro comum é olhar para o feed de vídeo em vez da câmera ao falar com um participante remoto. Embora possa parecer a coisa certa a fazer, na verdade faz parecer que você está olhando e não está prestando atenção. Isso fará você parecer mais distante e menos profissional. Olhar para a lente da câmera é o equivalente a olhar nos olhos da pessoa, então pratique até que você esteja confortável com ela.


7. Preste atenção

Pare de verificar e-mails ou de trabalhar na sua apresentação do PowerPoint durante videoconferências. Pesquisas apontam que apenas 3% das pessoas conseguem realizar multitarefas de forma eficaz, além de ser desrespeitoso com os participantes.

(Publicado por Daniel de Carvalho Luz - LinkedIn)

17 visualizações0 comentário
bottom of page