A convite do Grupo ConstruSete (C7), a especialista no assunto, Fatima Merlin, sócia Fundadora da Connect Shopper, participou de uma live nesta terça-feira (20 de julho/2021), transmitida ao vivo pelos canais do C7 no Youtube, Instagram e Facebook.
Mas o que é afinal Gerenciamento por Categoria? Simplesmente é “garantir que o produto certo esteja acessível, visível e disponível, no momento em que o cliente necessita, na quantidade adequada, com as variações de preços que o cliente quer pagar, bem sinalizado e exposto adequadamente, de modo a facilitar o processo de compra e decisão do cliente”, segundo a especialista no assunto, Fatima Merlin.
Como ela própria comentou, não é um processo simples e não há um caminho fácil. A implantação do GC exige clareza nas estratégias e, principalmente, definição do público atendido, seu comportamento e necessidades, aliás, a especialista frisou que “conhecer o cliente deixou de ser importante e passou a ser vital”.
E tão importante quanto é a avaliação criteriosa do cadastro de produtos e a estrutura mercadológica. “Esses são os pilares básicos essenciais para o sucesso do processo de GC”.
Dúvidas esclarecidas
Selecionamos duas perguntas feitas durante a live:
Bruno Fidelis: Temos o mesmo produto na frente da loja e no fundo. Gostaria de saber se há a necessidade de estar em dois lugares?
Fatima: Você pode sim ter o produto em dois lugares, mas tudo vai depender da estratégia da categoria. O que precisa é garantir que esses dois lugares sejam adequados e observar se performam bem. Uma dica é avaliar/comparar o reabastecimento de produtos dos dois locais.
Marcio Mainente Martins: Para fazer o GC com eficiência, seria interessante um colaborador sempre focado nesse trabalho?
Fatima: É importante o GC estar inserido no contexto e na rotina de todas as áreas, mas é crucial ter um líder, porque é ele que vai desenhar todas as estratégias e articular com as outras áreas os pilares, para garantir que sejam bem executados. O gestor de categoria vai ajudar a trazer o contexto do GC para todas as áreas. Recomendo sim ter um colaborador focado, porque tem muito trabalho, que começa no cadastro de produtos.
Mais de 300 pessoas – associados, colaboradores e fornecedores – acompanharam a live ao vivo, porém, se você não conseguiu participar, todo o material ficará disponível no canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=_8STllWGY2w)
GC existe há 25 anos
O professor Brian Harris criou o Gerenciamento por Categoria (GC) há 25 anos e até hoje é uma das principais ferramentas de potencialização dos resultados e fidelização dos clientes.
留言