O criador da logística mais rápida do Brasil para e-commerce, Marcel Oda, da Mestre Empresarial, abriu ontem (18/10/2022) o evento presencial, em Assis/SP, sobre o “Homaz - Marketplace do Grupo ConstruSete”, que caminha para a fase final de construção da sua plataforma
O tempo, principal elemento de uma boa logística, é inegociável e irreparável. Esse foi o primeiro recado importante destacado por Marcel Oda, para as lojas que estão ingressando na venda on-line. Segundo ele, todo negócio exige uma excelência comercial e operacional, porém, o modelo digital exige muito mais que o físico!
O consultor contratado pelo C7 traçou uma trilha dos principais pontos que considera essenciais para o e-commerce, considerando que algumas plataformas no mercado digital já oferecem experiências maravilhosas ao cliente. “O primeiro passo fundamental é entender que os dois mundos – físico e on-line – têm expectativas diferentes”.
Oda disse que qualquer logística começa no cadastro – de produtos, de clientes, a base de dados deve ser muito bem trabalhada e organizada. Também indica que o estoque para a venda on-line esteja alinhado ao estoque da loja física, para evitar rupturas; entende que a gestão visual é fantástica e fundamental na logística de alto desempenho, sugerindo o uso de cores para diferenciar e facilitar a identificação.
Outro ponto crítico é a eliminação do desperdício, definido pelo lendário líder da Toyota, Taiichi Ohno como “tudo o que consome recursos, mas não cria valor”. Ohno classificou o desperdício em sete categorias:
- Produção em excesso
- Movimentação
- Espera
- Transporte
- Estoques
- Processamento desnecessário
- Correções/refugos
Outros temas abordados
O evento organizado pelo C7 buscou cercar pontos que são fundamentais na venda on-line, começando pela Logística, mas outros temas foram tratados e agradaram muito os participantes presentes – mais de 40 pessoas, entre lojistas e seus colaboradores. “O ConstruSete está olhando para todos os lados, para abrir caminhos e facilitar os processos nesse projeto desafiador”, salientou o gestor do Grupo, Marcos Biondi.
Para falar sobre como os produtos vendidos podem chegar até os clientes, a equipe dos Correios se deslocou de São Paulo a Assis para apresentar toda a estrutura e serviços oferecidos, com informações esclarecedoras ao público presente.
Também participaram os sócios-proprietários da Net Embalagens, Mariana Hernandez Saraceni e Lucio Machado da Silva. Eles apresentaram todo o portfólio de produtos de fabricação própria – caixas, envelopes, fitas adesivas, fita gomada, plástico bolha e proteção interna biodegradável para acomodar os produtos que serão despachados pelas lojas.
Sobre meios de pagamento, o evento contou com a participação de Matheus Hidalgo Esteves, da PagSeguro. Ele apresentou a história de inovação da empresa e fez um resumo do leque de opções de produtos e serviços oferecidos para todos os tipos e tamanhos de negócio.
Por último, foi a vez de Jussana Silva, da TOTVS, falar sobre a parte de “Tributos”. O assunto, bastante técnico, deu um norte aos associados e suas equipes sobre a emissão de notas fiscais, considerando os diversos CNPJs e endereços das lojas que compõem o C7.
تعليقات