top of page

Logística: lojas são orientadas por especialista



Mais um processo começa a ser aprimorado a partir de hoje nas lojas associadas ao Grupo ConstruSete (C7). Teve início no período da manhã desta terça-feira (14/02) o mais novo projeto do C7: Programa de Desenvolvimento de Logística, com o especialista no tema, Marcel Oda!

O evento durou o dia todo e contou com a participação de associados, gerentes e coordenadores da área de Logística, todos em busca de conhecimento para garantir o aumento da eficiência desse processo, reduzindo custos e otimizando o tempo. Aliás, “gerenciamento do tempo” foi um dos pontos que ganhou muito destaque na apresentação de Marcel Oda, da Mestre Empresarial.

No total, serão oito encontros, programados para o período de um ano, com a proposta de trabalhar cinco áreas de gestão que constituem a essência do sucesso: gestão + pessoas + métodos + tempo e recursos + desempenho.

A palavra “desperdício” também foi muito utilizada ao longo da apresentação, associada com o “tempo” e com os “recursos” da empresa. “O desperdício pode chegar a 90% do tempo de um funcionário”, alertou Marcel Oda, listando os sete desperdícios que devem incomodar daqui para frente e, portanto, devem ser eliminados: superprodução (fazer antes ou mais que o necessário) + esperas + movimentação + retrabalho e perdas + processos desnecessários + estoques e transporte. “Todos esses são sintomas de operações que estão desequilibradas”, afirmou.

Oda deu vários recados para as equipes das lojas e muitas dicas, todas praticáveis no dia-a-dia da área de Logística da empresa. Uma delas: a expedição deve priorizar a produtividade do caminhão; o tempo parado é o maior desperdício. “A taxa de tempo do veículo em rota de entrega deve ser superior a 87%”, destacou, complementando que caminhão parado é custo fixo e, sem contrapartida produtiva, é prejuízo certo.


Programa começou um dia antes


Pontal (Pirapozinho)

Desfran (Presidente Venceslau)

Desfran (Dracena)

Alvorada (Adamantina)

Casa do Construtor (Bastos)


Marcel Oda chegou em Assis na segunda-feira (13/02) e aproveitou o dia conhecendo lojas associadas ao C7, junto com o gestor Marcos Biondi. Eles estiveram na Pontal (Pirapozinho), Desfran (Presidente Venceslau), Desfran (Dracena), Alvorada (Adamantina) e Casa do Construtor (Bastos). Com essas visitas, Oda pode conhecer alguns depósitos das lojas e os principais pontos das operações.





148 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page