top of page

Conz cita perspectivas de melhoria nos próximos meses


Confira o cenário traçado pelo presidente do Sincomaco – Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo, Cláudio Conz:


- A inflação está em declínio.

- O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) caiu de 1,16% (julho) para 0,33% (agosto) e, no acumulado dos últimos 12 meses, para 11,40%, estando levemente abaixo do INPC, que foi de 11,92%.

- 2/3 dos reajustes salariais no Brasil acontecem entre setembro e outubro. Todos estão na casa dos 10%, o que deverá repor boa parte do poder de compra da população.

- Em agosto, foram gerados 219 mil empregos com carteira assinada, acumulando 1,56 milhões de novas contratações, somente neste ano.

- O estoque de empregos formais é recorde da série histórica: são 42,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada.


Resultados do varejo

Ainda segundo Conz, em agosto – ainda por conta dos reajustes havidos nos preços dos materiais de construção e a menor renda do consumidor –, as vendas no varejo de matcons foram 6% menores do que em julho.

Elas também foram inferiores em comparação a agosto de 2021 (-7%). Em 2022, já acumulam uma perda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

O difícil, nesta análise, é decifrar o que é queda nas vendas e o que é queda nos preços dos materiais de construção – afinal, ambos resultam em um menor faturamento.

Claramente, houve um recuo nos preços praticados, com maiores ofertas das indústrias.

Permanece, porém, a necessidade de oferecer maiores prazos aos consumidores, o que afeta o capital de giro das lojas.


Copa do Mundo

A Copa do Mundo é um momento especial para o varejo e a economia. Para a edição deste ano, que será realizada entre os meses de novembro e dezembro no Catar, serão injetados R$ 20,3 bilhões.

As estimativas foram feitas pelo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Também conforme o estudo, cerca de 60 milhões de brasileiros pretendem fazer compras no comércio e no setor de serviços neste período.

(Fonte: Papo de Varejo – 1º de setembro/2022)


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page