Conheça os 5 principais impedimentos para uma transformação digital bem-sucedida:
Crer que transformação digital é pegar algo que é analógico e simplesmente torná-lo digital
Muito ao contrário, embarcar numa transformação digital é se dar oportunidade de revisar e até mesmo de mudar completamente o modo como as coisas vinham sendo feitas na empresa. A transformação bem-sucedida requer uma abordagem multifuncional, com forte integração entre departamentos que até então caminhavam de certa forma sozinhos. Não raro, as equipes de engenharia, vendas e marketing estarão alinhadas, assim como TI, comunicação, marketing e logística. Enfim, são muitas as combinações que vão surgir com o objetivo de ganhar eficiência e lucrar mais.
Falta de sintonia na equipe
Um grande problema que costuma ficar evidente logo no início de todo processo de transformação digital é o descompasso entre as pessoas e os objetivos da empresa. Sendo assim, a primeira coisa a fazer é envolver todas as instâncias importantes nesse processo, comunicando claramente os objetivos e principalmente descrevendo os desafios que todos terão pela frente – num ambiente colaborativo.
Exagerar na medida
O segredo para uma transformação digital consistente é pensar grande, mas agir com moderação. Grandes empresas, pioneiras da transformação digital, tropeçaram em erros que poderiam ter sido previstos se tivessem sido mais cautelosas. Não basta investir numa grande mudança organizacional se as pessoas não forem avisadas e treinadas. Não adianta melhorar o desempenho de um único departamento se logo a seguir o resultado ficar comprometido por falhas de continuidade. Enfim, é importante definir uma cadeia de mudanças para que, ao final, tudo esteja funcionando em nível de excelência.
Confundir agilidade com eficiência
Nem sempre o que você consegue entregar rapidamente tem qualidade. Ou seja, não basta ser rápido se a agilidade não estiver intimamente vinculada à eficiência. Por outro lado, a agilidade organizacional é vista como um fator competitivo muito forte hoje em dia. É preciso saber exatamente o que está se passando no mercado, bem como o que se passa dentro da empresa, para tomar decisões com base em evidências. Além disso, quem coloca essas decisões em prática rapidamente sai ganhando. Portanto, é necessário colocar todo foco antes no desempenho, para que a transformação digital seja apoiada em ações concretas e certas.
Reagir negativamente às quebras de paradigma
Hoje em dia não há mais lugar no mundo para esse tipo de pensamento: ‘Nós chegamos até aqui fazendo tudo deste jeito e é assim que vamos continuar’. É fundamental observar melhor os movimentos do mercado global, encarando os disruptores com curiosidade. Em última instância, eles indicam uma oportunidade de mudança. Exemplo: não são os aplicativos de transporte que estão dizimando os táxis, mas um serviço caro e mal prestado. O mesmo acontece com músicas, filmes, casas etc. O que se vende é mais que um serviço, é a experiência de resolver tudo mais rápida e convenientemente. Isso se aplica a muitos negócios. Sendo assim, é preciso dedicar algum tempo para entender as quebras de paradigmas que estão ocorrendo no setor antes de definir estratégias.
* Adriano Filadoro é formado em tecnologia com extensão em finanças pela Fundação Getúlio Vargas – onde atualmente cursa MBA em Big Data e Data Science. É diretor-presidente da Online Data Cloud, tendo sólida experiência em TI.
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