top of page

Associados recebem Mário Gazin para encerrar 2022


Nascido em Oscar Bressane, 50 km de Assis/SP, o fundador do Grupo Gazin abriu sua primeira loja em 1966, ao lado do pai, em Douradina/PR, cidade com menos de 9 mil habitantes.

Hoje, o Grupo Gazin possui 330 lojas em dez estados brasileiros

A última assembleia do ano do Grupo ConstruSete (C7) contou com uma participação mais que especial: o empresário bem-sucedido, Mário Gazin, aceitou um convite feito a ele pelo associado e um dos fundadores do Grupo ConstruSete, Celso Gomes, durante o Latam Retail Show, em São Paulo, e veio até Assis para uma palestra exclusiva aos lojistas do C7.

Quando abriu sua primeira loja (1966), vendia de tudo - de alimentos a granel a produtos para a casa. Na década de 1970, as lojas foram segmentadas, com unidades exclusivamente para a venda de móveis, projetados pelo irmão de Mário, Rubens. Em 1998, o grupo entrou no ramo de fabricação de colchões. Hoje, o Grupo Gazin possui 330 lojas, além de dez indústrias de colchões e estofados, uma indústria de molas, 13 centros de distribuição, um atacado, agência de viagens, consórcio, seguros e financeira, somando aproximadamente 10 mil funcionários.

Sucessão “antes da hora”?

“Eu estava com 60 anos em 2009 quando, na reunião do Conselho de Administração do Grupo Gazin, do qual sou fundador e acionista, alguém me perguntou: - quando você vai deixar a presidência e abrir espaço para outros na gestão da empresa? Era uma pergunta séria, delicada. Eu não estava preparado para recebe-la, muito menos para responde-la. Eu pensei... pensei... e, no calor da emoção, disse: Com 65 anos!

Tal dito, tal escrito na Ata da Reunião! E se estava na Ata, deveria assim acontecer. Uma pedra de meio-fio, daquelas pesadas e utilizadas na demarcação entre as bordas das calçadas e o pavimento por onde circulam os carros, caiu na minha cabeça.”

(Trecho do livro “Sucessão – Decisiva e necessária. Os desafios de vencer a primeira sucessão empresarial do Grupo Gazin)

Frases de Mário Gazin

“O mundo não é mais o mesmo e estou feliz por isso!”

“Dirigir uma empresa é fazer um projeto para a vida toda.”

“Use a tecnologia a seu favor.”

“A inovação deve estar dentro de você.”

“O seu maior concorrente é você mesmo.”

Opinião dos Associados

Quando se tem a oportunidade de ouvir uma pessoa com tamanha experiência e conhecimento, o tempo tem que ser muito bem aproveitado. Mário Gazin colocou diversos pontos de maneira simples e clara, dicas que já passaram por testes, portanto, com pequena chance de dar errado. Fica meu agradecimento ao Sr. Mário Gazin por ter aceitado o convite do ConstruSete e, mais ainda, por nos passar seus conhecimentos pelo simples prazer de dividi-los com outras pessoas. Muito grato pela oportunidade.

Márcio Mainente Martins, presidente do C7 (Desfran – Presidente Venceslau/SP)

A cultura da companhia é impressionante, desde a governança e foco nos resultados. Mas tudo isso com um propósito e valores bem definidos.

Fernando Macedo (Ourimadeiras – Ourinhos/SP)

Aprendi muitas lições! Os pontos principais, na minha opinião, foram: escolher o tamanho que sua empresa vai ser, como se reinventar independentemente da idade e sobre a importância da governança.

Gustavo Macedo (Ourimadeiras – Santa Cruz do Rio Pardo/SP)

Quando vemos uma história como a dele, é muito importante saber a hora de parar. Ele se planejou. Você tem que entender que uma hora vai ter que sair, que você vai ficar velho, outras pessoas virão. Temos que nos preparar para tudo, preparar pessoas que irão te substituir. Otimismo, determinação, essa força e energia fazem toda a diferença.

Celso Gomes (Casa do Construtor – Bastos/SP)

Mário Gazin reanimou em mim o sentimento de que “se queremos, podemos”. Basta acreditar e lutar! Não podemos ter preguiça, esmorecer. Vejo no Mário, mesmo na sua simplicidade, um grande conhecimento do que fazer. Não apenas pelas suas palavras, mas pelas ações e por tudo o que construiu. Resumindo: Mário Gazin é um exemplo a ser seguido.

Edes Joaquim Rodrigues (Baratão da Construção – Araçatuba/SP)

O Gazin nos deu um exemplo de vida e de empresário a ser seguido, e que precisa ser divulgado. Demonstrou que acreditar em nossos sonhos, aliado com muita luta e labuta, se consegue criar uma grande empresa profissionalizada, mas mantendo a sua essência familiar, interagindo com seus fornecedores, funcionários e a sociedade.

Antônio Figueiredo (Construfic – Avaré/SP)

A sexta-feira da nossa reunião tivemos a oportunidade de ouvir um resumo, de uma maneira muito simples, relembrando que o nosso dever de casa é cuidar do nosso cliente externo e interno, dar conhecimento à equipe, porque o preço da ignorância é alto; aprendemos também que cada empresa tem a sua cultura e maneira de conduzir, porém, ter e cumprir metas, cuidar do atendimento, ser ágil nas decisões e fazer um pós-venda sem deixar o cliente se distanciar compõem o caminho para o sucesso.

Valdir Furlan (Cabana da Construção – Assis/SP)

Tivemos o enorme prazer de conhecer o Sr. Mário Gazin, que com o seu "jeito simples de ser", nos inspira e nos motiva. Um grande empresário apaixonado pelo que faz, sempre buscando inovações e pronto para as mudanças positivas. Um dia importante de "bate-papo". Com certeza, mais um grande aprendizado para todos nós empresários.

Manoel Teixeira de Freitas JÚNIOR (Cacique Center – Andradina/SP)

Resumindo, o que me impressionou muito e acho que deve nos inspirar é a energia que traz consigo, mesmo depois de ter se afastado do comando da empresa que ele próprio criou. É admirável a forma como conduz a vida. Acredito que essa tenha sido uma das grandes lições tiradas da manhã que ele passou conosco. Obrigado, Mário Gazin!

Avoir Silveira Júnior – CAFU (Madeireira Linense – Lins/SP)

Foi um bálsamo de esperança, diante de um cenário que está por vir. A grande receita que ele nos passou é que as dificuldades nunca cessarão. Porém, o que nos faz acordar todos os dias é porque temos um propósito de vida - fazer o melhor, acreditar e investir na transformação das pessoas, dando-lhes conhecimento, para que influenciem de forma positiva os lugares onde vivem, seja no trabalho, no lar ou na sua vida pessoal. Um empreendedor não constrói nada sozinho. A mensagem é que podemos tudo, desde que transformemos as pessoas que estão do nosso lado, por meio da educação.

José Carlos Basso (Hidráulica Santo Antônio – Marília/SP)

Uma das coisas que me chamou mais atenção na palestra foi sobre os processos - muitos deles já sabemos, mas não aplicamos no nosso dia a dia. Como por exemplo - o contrato dos nossos colaboradores deve ser melhor elaborado, para podermos exigir o cumprimento de metas e crescimento. Esta será uma das prioridades para aplicar na minha empresa.

Luís Francisco Ramos de Andrade (Pedrinho Materiais – Botucatu/SP)

Muito é hoje dito sobre a necessidade de aprender ao longo da vida, regermo-nos por uma ética de educação e desenvolvimento intelectual contínuos que nos permitam adaptarmo-nos a um mundo de mudanças rápidas e constantes.

Muitas são as motivações para continuar a aprender.

A Fé em alguém e/ou a alguma filosofia é traduzida na história do Grupo Gazin, contada de forma mágica pelo seu Fundador Mário Gazin.

Tive a grata satisfação de ouvir tudo atentamente ao lado do meu Pai João Lozano Filho, fundador do Grupo JLF.

Tudo que ali foi explanado cabe como uma luva nas futuras decisões, pois estamos também em um processo de sucessão, e devemos sempre aprender não só com nossas experiências de vida, mas também na observação de todos a nossa volta.

Netto Lozano (Grupo JLF – Duartina/SP)

Foi uma palestra diferente de todas que já participei. A simplicidade e a forma como ele se apresentou foram de muito aprendizado. Temos que tê-lo como exemplo de empresário, como trata seus funcionários, sempre levando as pessoas a estudarem, a aprender e a se desenvolverem com inovações e tecnologia. Isso faz o sucesso de suas empresas! Foi muito gratificante participar! Grande abraço, Mário Gazin!

Nilton Geraldo Bettio (Alvorada – Adamantina/SP)

A humildade dele chamou muito a atenção. Pelo que vimos, ele deve ter passado por muitas dificuldades, grandes desafios e ainda assim chegou no patamar que chegou mantendo uma postura simples. Ele engrandeceu o ConstruSete com a sua presença e generosidade em dividir seu conhecimento e sua experiência de vida. Também foi muito bom ouvir sobre a oportunidade e o valor que dá às pessoas que estão à sua volta e, até mesmo, pessoas que ele nem conhece. E, por último, destaco a disposição, coragem e força de vontade. Isso tudo nos faz pensar no nosso próprio negócio. Foi um grande incentivo. Suas palavras ficarão em nossa memória por muito tempo. Mário Gazin deixa um grande legado por onde passa!

José Eduardo da Silva Pinto (Comai – Lençóis Paulista/SP)

A palestra do Sr. Mário Gazin foi de grande importância para nossa empresa. Com sua vasta experiência e simplicidade nos mostrou como podemos aumentar nosso faturamento, expandindo para mais regiões.

Ramon Braghin (Pontal – Pirapozinho/SP)

Várias coisas marcaram a palestra. Gostei muito de ouvir que a empresa é rica, mas os donos são pobres. Também ensinou uma lição quando nos contou sobre sua saída da empresa. Foi muito corajoso e mais uma vez humilde, porque deixou o ego e o poder de lado para fazer a sucessão, e fez na hora certa, com a empresa indo muito bem.

Renato Ferro – Casa Ferro (Dois Córregos/SP)

Na noite anterior, Gazin jantou com os associados que chegaram um dia antes da palestra

Desta vez os associados receberam de presente, tradição anual do Grupo, uma mala-mochila personalizada.


Brasil eliminado!

Exatamente no dia da Assembleia (9/12), o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo de 2022, nos pênaltis, depois de um empate em 1 a 1 na prorrogação. Por conta do jogo, o almoço foi antecipado para às 12h e todos puderam assistir juntos a eliminação, depois de uma palestra divertida e enriquecedora com o empresário Mário Gazin.

Foi frustrante? Sim! Mas no dia seguinte, independentemente de qualquer derrota, todos voltaram para suas lojas, prontos para tocar em frente, enfrentar desafios e com muitas reflexões sobre os negócios. É vida que segue!

Ninguém ganhou o bolão feito entre os associados e convidados presentes. O valor será convertido em caixas de leite para doação a uma entidade assistencial de Assis/SP.


Feliz Natal a todos e que o novo ano comece cheio de energia!

Boas festas!


193 visualizações0 comentário

Hozzászólások


bottom of page