Todas as lojas do Grupo ConstruSete (C7) apresentaram em 2021 resultados iguais ou superiores aos de 2020 (primeiro ano da pandemia do novo coronavírus), sendo que 63,2% das lojas tiveram faturamento superior a 20%, na comparação.
As expectativas também são boas para 2022 – 78,9% dos lojistas estão otimistas, sendo que 57,9% estimam que o resultado deve, no mínimo, repetir a performance do ano passado, que pelos dados da pesquisa realizada com os associados do C7, foram positivos (confira os gráficos).
Concorrência será o maior problema do setor
Esta semana, o boletim “Papo de Varejo”, divulgado por Cláudio Conz, citava que principalmente o varejo de material de construção foi extremamente beneficiado durante a pandemia, tanto pela sua essencialidade como pelas readequações das operações.
Segundo Conz, o maior problema do lojista em 2022 será o concorrente, já que todo o setor se fortaleceu na pandemia. Ele alerta para os desajustes nos estoques, por conta das entregas fracionadas e matérias-primas importadas, que ainda sofrem com o impacto do câmbio. Portanto, aconselha foco no estoque: “não deixe faltar como também não fique com produto em excesso, pois temos ainda uma inflação a ser absorvida de 10% nos produtos de material de construção. Repassar esse aumento exigirá muita criatividade”.
Seja positivo
“Invista em treinamentos para sua equipe de vendas, mostre que está disponível para negociar e seja positivo: após dois anos em isolamento parcial e total, as pessoas voltarão a socializar e as casas devem estar ainda mais bonitas e confortáveis, demandando os produtos por nós comercializados”, acredita Cláudio Conz.
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