Prática implantada nas lojas, o Gerenciamento por Categoria (GC) organiza todo o processo de compras, capacitação, estratégia e venda
Quando a equipe entende a linguagem e a importância do Gerenciamento por Categoria, todos conseguem absorver com muita clareza os conceitos e as práticas do programa. Isso tem se tornado cada vez mais forte nos encontros realizados pelo Grupo ConstruSete (C7), para desenvolvimento das equipes envolvidas no programa do GC, com a mentoria da Connect Shopper.
Durante todo o dia de ontem (28/02), os participantes do programa estavam em Pirapozinho/SP, para mais um dia de aprendizado com as especialistas no assunto, Fátima Merlin e Maristela Lourenço. Toda a recepção ficou por conta da Pontal, loja associada ao C7, onde foi realizado o “Shopper Safari”, no período da tarde.
“Essa nova etapa tem sido muito bacana e bem diferenciada. Segmentamos o grupo em três pilares, personalizando o nível de aprofundamento, dedicação e, sobretudo, o engajamento de todas as áreas, trabalhando fortemente o ‘P de Pessoas’ dentro do GC, discutindo o papel de cada área e como elas podem traduzir os pilares do GC em suas rotinas. “Isso tem sido muito positivo”, comenta Fátima Merlin.
Segundo as especialistas, existem pilares essenciais que sustentam o GC, entre eles, “Propósito” claro, que está relacionado ao uso de dados qualificados para tomada de decisão; processos relacionados às “Pessoas”, afinal, o varejo é feito de gente para atender gente; e as “Plataformas”, que são os sistemas que podem ajudar na melhoria de apuração de dados e controles etc. “Ao longo dos últimos meses, temos trabalhado muito essa questão de dados e ontem, reforçamos o ‘P de Pessoas’. As discussões foram muito boas”, afirma Merlin.
Outro ponto destacado no encontro em Pirapozinho, na opinião de Anderson Bueno, que coordena o programa no ConstruSete, foram as temáticas e insights da NRF 2023, trazidas de Nova Iorque pela Fátima Merlin, agregando conhecimento aos participantes e congregando com as ações que estão em andamento no GC. “Também tivemos uma apresentação da associada Luciana Tojeiro Basso Martins, da Hidráulica Santo Antônio (Marília/SP), loja que está apresentando excelentes resultados nas categorias nas quais o GC foi implementado”, diz Bueno.
Comments