O Grupo ConstruSete (C7) acaba de dar um passo muito importante com o lançamento da sua Marca Própria de argamassa – “AXELIT Ultra 3X” e “AXELIT Ultra 7X”. “Por enquanto, vamos trabalhar com esses dois tipos de colantes, mas a tendência é ampliarmos o mix dentro desta categoria”, informa o presidente do C7, Rafael Braghin (Pontal – Pirapozinho/SP), que assinou na última sexta-feira (13/09) o contrato com o empresário Bruno Badan, para fabricação da nova marca.
Além de ganhar maior independência na formação do preço de venda, Braghin cita como pontos considerados na decisão de ter uma marca própria a exclusividade e a possibilidade de obtenção de maior lucratividade. “É uma forma de proteção frente à pulverização e à venda direta praticadas no mercado. A necessidade das indústrias de terem capilaridade cria uma concorrência predadora, nos obrigando a seguir por esse caminho como uma estratégia para o nosso negócio”, observa o presidente do C7.
Ainda pensando nas políticas praticadas por algumas indústrias do segmento de materiais para construção, a tendência é expandir o mix de produtos de marca própria nas lojas do ConstruSete. “Começamos pela argamassa, porque já passamos pela experiência de trabalhar com marca pouco conhecida no mercado, e deu muito certo! Agora é a vez de fazermos a nossa marca ganhar espaço”, diz Rafael.
Sentimento de quem vai produzir
Para o empresário Bruno Badan, é motivo de grande orgulho participar de um momento como esse. “É um divisor de águas para o ConstruSete! Sabemos o quanto os lojistas têm lutado nesse mercado tão competitivo e termos sido escolhidos para participar de um projeto dessa magnitude, com essa responsabilidade, nos faz ter um senso de compromisso muito grande”, pondera.
Justamente por esse motivo, segundo Badan, a fábrica está desenvolvendo uma formulação exclusiva para o C7, para que a AXELIT tenha personalidade e não seja apenas uma marca própria, mas uma nova linha de produtos sólida. “Nosso objetivo é que esse projeto seja não só consistente, mas perpétuo”.
O empresário também destacou que a indústria está engajada não apenas na concepção do produto, mas também no Sell-out. “Estamos envolvidos com a rede nas discussões estratégicas com relação ao posicionamento no mercado, treinamento e capacitação das equipes de vendas e dos profissionais, para que a AXELIT tenha realmente o sucesso almejado.
Origem
As Marcas Próprias tiveram suas origens na Europa, na década de 1950, quando a França foi pioneira na fabricação e comercialização desses produtos. Na década seguinte, a Inglaterra também aderiu à tendência, seguida por outros países europeus. Hoje, a Europa continua sendo a região mais desenvolvida no setor de Marcas Próprias.
No Brasil, as Marcas Próprias surgiram nos anos 1970 com os "produtos genéricos", vendidos sem marca e com foco em preços baixos, mas com pouca qualidade. Com o tempo, houve melhorias na formulação, conceito e embalagem, popularizando esses produtos e eliminando o estigma de baixa qualidade.
Comments