O tema da vez é o Pricing, já abordado em vários momentos pelos lojistas, mas que ganhou força com o programa de Gerenciamento por Categoria (GC)
Durante os próximos quatro meses, as lojas associadas ao ConstruSete reforçarão seus conceitos sobre precificação, com o consultor Leandro de Oliveira, especialista no assunto e autor do livro Gestão de Pricing - Precificação Estratégica & Rentabilidade.
O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (6/02), em Assis/SP, com a presença de vários associados e suas equipes, com uma pauta extensa, que começou às 9h da manhã e foi encerrada às 16h.
Nesse primeiro contato, Leandro apresentou os conceitos, explicou a metodologia utilizada, ouviu muito sobre as expectativas e as especificidades do setor de material para construção, esclareceu as dúvidas dos participantes e combinou como serão as próximas reuniões.
Para o especialista, “precificar de forma adequada, ser competitivo em relação ao mercado e concorrentes e obter o máximo da rentabilidade disponível deixou de ser uma arte e virou uma necessidade”.
Daí a importância de diretores e líderes conhecerem a técnica, para organizarem melhor as compras, a precificação e entenderem toda a complexidade do tema dentro do varejo. “Com o pricing, é possível não só estruturar melhor o preço de um produto, mas entender e otimizar a performance de inúmeras famílias de produtos - que se conectam. A partir do pricing, o lojista pode ampliar seus resultados”, destaca o gestor do ConstruSete, Marcos Biondi, para quem o conhecimento do Leandro na precificação é fundamental!
Em um momento em que as margens estão reduzidas, é primordial traçar estratégias para precificar qualquer que seja o produto, para conseguir recuperar um pouco da margem. “O pricing proporciona isso! Possibilita ter um olhar mais expansivo e, consequentemente, melhores resultados financeiros”.
Biondi observa que esse tema não poderia ficar de lado com a prática do GC nas lojas do C7. “O mix de produto analisado pelo GC é importante, porque acaba indo sempre na direção do consumidor, mas é o preço desse produto e as margens necessárias que possibilitam a subsistência da empresa”, reforça o gestor.
Importante lembrar que Leandro vai transitar pelo varejo físico e pelo mundo digital, o que certamente vai proporcionar aos associados uma visão melhor da concorrência que eles vivem nas plataformas digitais.
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