
Sidnei Lasta trabalha com o setor de materiais para construção há 17 anos, atua em vários estados brasileiros, acumulando referências e boas práticas para o setor
Para fortalecer a gestão dos associados e aprimorar as decisões estratégicas, o Grupo ConstruSete promoveu uma palestra com o consultor Sidnei Lasta, especialista em Gestão e Marketing para lojas de materiais de construção. O evento, marcado por ritmo dinâmico e acelerado, foi uma oportunidade para os lojistas repensarem estratégias de margem, estoque e liquidez.
Lasta destacou a importância do setor de compras, apresentando as quatro alavancas que movem o varejo:
Índice de Confiança do Consumidor: atualmente positivo.
Emprego: taxa de desemprego de 6,1% (dezembro/24), com atenção à quantidade de pessoas empregadas.
Renda Média: R$ 3.202,70.
Crédito: fator crucial, já que o mercado é sensível a taxas de juros, com previsão de taxa Selic a 15% no final de 2025. Segundo Lasta, o que mais impacta a relação de consumo é a concessão de crédito. “Quanto mais crédito, maior é o consumo”.
Ele também abordou os desafios da tributação, que inviabiliza negócios de pequeno porte (faturamento anual compreendido entre R$ 1,2 milhão e R$ 3 milhões), e ressaltou como home centers ganham espaço devido à diversidade de produtos e marcas.

Participaram 51 pessoas, entre associados, equipes das lojas e equipe do ConstruSete

O evento aconteceu no período da tarde da última sexta-feira (17/01), quando foi realizada a primeira assembleia de 2025 do grupo, no período da manhã, em Assis/SP
A palestra apresentou dados de mercado, incluindo as categorias que representam 80% das vendas:
Material básico (34%)
Pisos e porcelanatos (20%)
Tintas e acessórios (12%)
Hidráulica (8%)
Elétrica (6%)
Os outros 20% estão distribuídos entre ferragens, madeiras, louças sanitárias, ferramentas, forros, impermeabilizantes, duchas e chuveiros, móveis, portas e esquadrias, metais, EPIs, acessórios para banheiros, lazer e piscina, e jardinagem.
Planejamento de Compras
O consultor alertou para a gestão do estoque como um dos maiores desafios das lojas, recomendando evitar excessos e rupturas. Ele classificou os níveis de estoque:
Acima de 120 dias: ruim
Entre 90 e 120 dias: razoável
Abaixo de 90 dias: bom
Disse que o lojista erra ao manter em estoque produtos sem giro, com mais de 90 dias sem venda e aconselhou os associados a realizarem um Feirão de Pisos na primeira quinzena de março.
Precificação e Margem Bruta
Lasta explicou que a margem bruta ideal para sustentabilidade é de 38%, informando que no estado de São Paulo ela varia de 32% a 35%. Classificação:
Abaixo de 32%: crítico
32%-35%: ruim
35%-38%: mínimo aceitável
Acima de 38%: bom
Acima de 40%: muito bom
Lucratividade
O foco final deve ser a lucratividade, com as seguintes referências:
Abaixo de 5%: ruim
5%-8%: mínimo aceitável
Acima de 8%: bom
Acima de 12%: muito bom
Habilidades de um comprador
Lasta destacou quatro competências indispensáveis:
Visão estratégica
Negociação
Capacidade analítica
Iniciativa
Checklist de Implementação
O evento encerrou com um checklist prático dividido em três frentes:
Proteção da Margem de Lucro: Definir objetivos de venda e testar elasticidade de preço.
Gestão de Estoque: Aplicar a Curva ABC e PQR, e estruturar níveis de estoque por categoria.
Planejamento de Compras: Definir orçamentos e estruturar a gestão financeira.
Mensagem Final
O presidente do ConstruSete, Rafael Braghin, reforçou o desafio do setor, destacando que apenas quem estiver preparado poderá se destacar. “Temos que estar firmes para captar esse espaço”, concluiu.
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