top of page

Estratégias para o sucesso no varejo de materiais de construção: Palestra com Sidnei Lasta

Foto do escritor: Grupo ConstruseteGrupo Construsete
Sidnei Lasta trabalha com o setor de materiais para construção há 17 anos, atua em vários estados brasileiros, acumulando referências e boas práticas para o setor

Sidnei Lasta trabalha com o setor de materiais para construção há 17 anos, atua em vários estados brasileiros, acumulando referências e boas práticas para o setor


Para fortalecer a gestão dos associados e aprimorar as decisões estratégicas, o Grupo ConstruSete promoveu uma palestra com o consultor Sidnei Lasta, especialista em Gestão e Marketing para lojas de materiais de construção. O evento, marcado por ritmo dinâmico e acelerado, foi uma oportunidade para os lojistas repensarem estratégias de margem, estoque e liquidez.


Lasta destacou a importância do setor de compras, apresentando as quatro alavancas que movem o varejo:

  1. Índice de Confiança do Consumidor: atualmente positivo.

  2. Emprego: taxa de desemprego de 6,1% (dezembro/24), com atenção à quantidade de pessoas empregadas.

  3. Renda Média: R$ 3.202,70.

  4. Crédito: fator crucial, já que o mercado é sensível a taxas de juros, com previsão de taxa Selic a 15% no final de 2025. Segundo Lasta, o que mais impacta a relação de consumo é a concessão de crédito. “Quanto mais crédito, maior é o consumo”.

Ele também abordou os desafios da tributação, que inviabiliza negócios de pequeno porte (faturamento anual compreendido entre R$ 1,2 milhão e R$ 3 milhões), e ressaltou como home centers ganham espaço devido à diversidade de produtos e marcas.

Participaram 51 pessoas, entre associados, equipes das lojas e equipe do ConstruSete

O evento aconteceu no período da tarde da última sexta-feira (17/01), quando foi realizada a primeira assembleia de 2025 do grupo, no período da manhã, em Assis/SP


A palestra apresentou dados de mercado, incluindo as categorias que representam 80% das vendas:

  • Material básico (34%)

  • Pisos e porcelanatos (20%)

  • Tintas e acessórios (12%)

  • Hidráulica (8%)

  • Elétrica (6%)

Os outros 20% estão distribuídos entre ferragens, madeiras, louças sanitárias, ferramentas, forros, impermeabilizantes, duchas e chuveiros, móveis, portas e esquadrias, metais, EPIs, acessórios para banheiros, lazer e piscina, e jardinagem.


Planejamento de Compras

O consultor alertou para a gestão do estoque como um dos maiores desafios das lojas, recomendando evitar excessos e rupturas. Ele classificou os níveis de estoque:

  • Acima de 120 dias: ruim

  • Entre 90 e 120 dias: razoável

  • Abaixo de 90 dias: bom

Disse que o lojista erra ao manter em estoque produtos sem giro, com mais de 90 dias sem venda e aconselhou os associados a realizarem um Feirão de Pisos na primeira quinzena de março.


Precificação e Margem Bruta

Lasta explicou que a margem bruta ideal para sustentabilidade é de 38%, informando que no estado de São Paulo ela varia de 32% a 35%. Classificação:

  • Abaixo de 32%: crítico

  • 32%-35%: ruim

  • 35%-38%: mínimo aceitável

  • Acima de 38%: bom

  • Acima de 40%: muito bom


Lucratividade

O foco final deve ser a lucratividade, com as seguintes referências:

  • Abaixo de 5%: ruim

  • 5%-8%: mínimo aceitável

  • Acima de 8%: bom

  • Acima de 12%: muito bom


Habilidades de um comprador

Lasta destacou quatro competências indispensáveis:

  1. Visão estratégica

  2. Negociação

  3. Capacidade analítica

  4. Iniciativa


Checklist de Implementação

O evento encerrou com um checklist prático dividido em três frentes:

  1. Proteção da Margem de Lucro: Definir objetivos de venda e testar elasticidade de preço.

  2. Gestão de Estoque: Aplicar a Curva ABC e PQR, e estruturar níveis de estoque por categoria.

  3. Planejamento de Compras: Definir orçamentos e estruturar a gestão financeira.


Mensagem Final

O presidente do ConstruSete, Rafael Braghin, reforçou o desafio do setor, destacando que apenas quem estiver preparado poderá se destacar. “Temos que estar firmes para captar esse espaço”, concluiu.



145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page